terça-feira, 8 de junho de 2010

× Tutoriais

Userbar

O que são userbars:
Userbars são pequenas barrinhas personalizadas com aparência 3D, que servem como assinaturas ou como enfeite para fóruns, orkuts, blogs, flogs e etc. Elas podem ser imagens estáticas ou animadas. São utilizadas com a finalidade de mostrar os interesses do usuários, gostos, atividades, habilidades.
Veja alguns exemplos de userbars:


Como criar uma userbar:
O1. Clique em "Menu > Nova Foto", digite 350 na largura, 19 na altura e escolha uma cor qualquer, não recomendo cores muito fortes. Esse é o tamanho padrão para uma userbar 350x19, mas se você quiser fazê-la um pouco maior ou até menor, não há problema algúm.
O2. Após ter criado a nova imagem, clique em "Filtro > Região (fora de foco)" e ajuste a janela desta forma:

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA.
Após ajustar, dê "OK".
O3. Vá na sua coleção de molduras, escolha a que se chama "Printline 01" ou "Printline 02" e clique em "Foto+Molduras".
O4. Mude para a ala "Objeto", clique em "Fotografia > Foto..." e abra um brush qualquer de sua preferência. Esse brush será o tema da sua userbar, então faça uma boa escolha. Após abri-lo, ajuste-o na imagem da maneira que você desejar. Clique m "Foto+Objetos", marque "Combine sua foto com objetos" e dê "OK".
O5. Selecione a ferramenta "Modo Círculo" e ajuste-a assim:

Após ajustar, faça uma grande elipse na parte superior da imagem, desta forma:

Com a elipse já pronta e ajustada, dê um duplo clique sobre ela, na janela que abrirá, ponha a "Opacidade" em 80 e dê "OK".
O6. Clique na ferramenta "Texto" e escreva um texto relacionado a sua userbar. Use uma fonte estilo bitmap, lembre-se que ao usar uma fonte deste tipo, você deve deixar a caixinha "Suavizado" desmarcada. Após ter aplicado o texto, clique em "Foto+Objetos", marque a opção "Combine sua foto com objetos" e dê "OK".
O7. Volte para a ala "Início", clique no botão "Moldura" e ajuste a caixinha desta forma:

Você não precisa usar necessariamente a cor preta como contorno da sua userbar, mas use uma cor escura.
O8. Pronto! Salve sua userbar no formato PNG para obter uma maior qualidade. Esse é só um modelo de uma userbar comum, existem muitos outros recursos que você pode usar. Iremos aprender alguns ao longo dos tutoriais.

RESULTADO:

Wordart

O que é wordart:
Wordart são palavras, frases ou texto enfeitados, que servem para você enfeitar as suas montagens. Geralmente são usados em blends ou banners.

Como baixar e instalar:
Antes de tudo, crie uma pasta para receber os wordarts, lembre-se de deixar seus materiais sempre organizados {clique aqui para ler um tutorial sobre como organizar seus materiais}. Os wordarts podem ser encontrados tanto individuais como em pacotes zipados.
No caso dos pacote zipados, após o download, dezipe-os {clique aqui caso não saiba dezipar arquivos} e coloque todos os wordarts obtidos na pasta que você criou para eles. Já os wordarts encontrados individualmente, exigem um processo é bem mais simples, é só salvá-los na pasta que você criou para eles.

Como usar:
O1. Abra o PhotoScape, clique em "Editor" e mude para a ala "Objeto".
O2. Abra uma foto, clique em "Fotografia > Foto..." e vá até a pasta onde estão todos os seus wordarts.
O3. Selecione o wordarts que deseja utilizar e dê "OK".
O4. Ajuste-o a sua imagem, depois clique em "Foto+Objetos", marque a opção "Combine sua foto com objetos" e dê "OK".
O5. Pronto.

RESULTADO:


Avatar

O que é Avatar:
Avatar é uma pequena imagem geralmente nos tamanhos 122x160, 200x200, 150x150 ou 100x100, usada para identificar a sua conta de utilizador. Resumindo, é aquela pequena imagem que você usa no perfil do orkut, twitter, myspace, e em outros sites.

Exemplo:


Criando um Avatar:
Criando um Avatar tamanho 122x160:
O1. Abra o PhotoScape, clique em "Editor" e mude para ala "Cortar".
O2. Abra uma foto, clique em "Recortar livre", mude para "Atribuir proporção / tamanho" e ajuste a caixinha desta forma:

Após ajustar dê "OK".
O3. Selecione uma área de sua preferência, sem modificar a largura nem a altura da seleção e clique em "Cortar".
O4. Mude para a ala "Início" e clique em "Redimensionar > Ajustar Comprimento". Digite 160 na caixinha e dê "OK".
O5. Agora que sua imagem já está no tamanho 122x160, você pode enfeitá-la da maneira que quiser e está pronto o seu avatar.

Criando um Avatar tamanho 200x200, 150x150 ou 100x100:
O1. Abra o PhotoScape, clique em "Editor" e mude para ala "Cortar".
O2. Abra uma foto, clique em "Recortar livre", mude para "1:1".
O3. Selecione uma área de sua preferência, sem modificar a largura nem a altura da seleção e clique em "Cortar".
O4. Mude para a ala "Início" e clique em "Redimensionar > Ajustar Comprimento". E digite o valor correspondente ao tamanho que você deseja obter: 200, 150 ou 100. Após digitar o valor, dê "OK".
O5. Agora que sua imagem já está no tamanho desejado, você pode enfeitá-la da maneira que quiser e está pronto o seu avatar.

Molduras

O que são molduras:
Molduras são bordas prontas dos mais variados tipos que podemos aplicar em nossa foto com muita facilidade.

Como baixar e instalar:
As molduras vêm em pacotes zipados, então após o download é necessário que você dezipe-as {clique aqui caso não saiba dezipar arquivos}. Com o pacote de molduras já dezipado, siga o processo abaixo:
× Selecione todos os arquivos que estão dentro da pasta "× Molduras", clique encima deles com o botão direito do mouse e vá em "Recortar" ou "Copiar".
× Agora vá para: "Iniciar > Meu computador > Disco Local > Arquivos de programas > PhotoScape > frame"
× Chegando nesta pasta chamada "frame", clique com botão direito do mouse dentro dela e vá em "Colar".
As suas molduras já estão instaladas, agora vamos aprender a usá-las.

Como usar:
O1. Abra o PhotoScape, clique em "Editor" e abra uma foto.
O2. Clique na sua coleção de molduras e escolha uma de sua preferência.
O3. Você pode aumentar/diminuir o tamanho da molduras, mudando a porcentagem dela atravéz desta setinha:

O4. Para juntar a moldura com sua foto é só clicar no botão "Foto+Moldura".
O5. Pronto.

Dark Art

O que é Dark Art?
Dark Art é um estilo de edição que consite em deixa suas fotos obscuras, como em filmes de terror. Apesar de não agradar algumas pessoas, é uma arte muito interessante e diferente.

Exemplo:


Algumas dicas:
× Ao longo dos tutoriais de Dark Art, você irá adquirir alguns materiais. Então recomendo que leia este post, para melhorar o seu trabalho no PhotoScape.
× Os materiais para Dark Art são coisas dos mais variados tipos: brushes, curvas, brightness, texturas... Você deve seguir o tutorial de instalação e utilização de cada um desses materiais, pesquise no blog, ou vá no marcador correspondente.
× A maioria dos materiais para Dark Art estarão zipados. Você deve dezipar os arquivos para poder utilizá-los {Clique aqui caso não saiba dezipar arquivos}.

Scraps

O que são scraps:
São montagens estilo cartão, que servem para ser enviadas como recado para seus amigos.

Como criar um scrap:
O1. Clique em "Menu > Nova Foto", digite a largura e a altura que você desejar, eu costumo usar 400x200, e escolha uma cor de sua preferência.
O2. Agora você pode enfeitar o scrap da maneira que preferir, com frases, brushes, bordas, texturas e até animações.
O3. Para inserir um texto, mude para a ala "Objeto", clique na ferramenta "Texto" e ajuste tudo da maneira que preferir. Para aplicar um brush, clique em "Fotografia" e escolha a categoria que desejar. Para colocar uma borda, mude para ala "Início" escolha uma das molduras na sua coleção de molduras, ou crie uma usando as ferramentas "Arredondado", "Margem" e "Moldura".
O4. Se ainda é iniciante e não sabe usar muito bem essas ferramentas, você deve seguir o tutorial de utilização de cada uma, pesquise no blog, ou vá na categoria correspondente.

MEU RESULTADO:

Camada de Brushes

O que é camada de brushes:
São tipos de brushes que servem como moldura para avatares. Eles geralmente são bem enfeitados e coloridos.

Como baixar e instalar:
Antes de tudo você deve criar uma pasta em seu computador para receber as camadas de brushes, lembre-se de manter seus materiais sempre organizados {clique aqui para ler um tutorial sobre como organizar os seus materiais}. As camadas de brushes podem ser encontrados individualmente ou em pacotes zipados. No caso das que estão zipados, após o termino do download você deve dezipá-las {clique aqui caso não saiba dezipar arquivos}, e colocá-las na pasta que você criou. As que não estão zipadas, você salva diretamente nesta nova pasta.

Como usar:
O1. Abra o PhotoScape, clique em "Editor" e mude para a ala "Objeto".
O2. Abra uma foto {a sua foto deve ter o tamanho de um avatar 122x160}, clique em "Fotografia > Foto" e vá até a pasta onde estão todos as suas camadas de brushes.
O3. Selecione a que deseja utilizar e dê "OK".
O4. Automaticamente uma janelinha chamada "Foto" irá aparecer, arraste-a para cima e clique em "Redimensionar". Arraste também a janela "Redimensionar" para cima e ajuste: Desmarque "Preserve aspecto de propoção", digite a largura e a altura da sua foto, você pode vê-las lá embaixo, ao lado dos botões de rodar, dê "OK". Você estará novamente na janela "Foto", coloque "Anchor" em centro e dê "OK".
O5. Ao terminar clique em "Foto+Objetos", marque a opção "Combine sua foto com objetos" e dê "OK".
O6. Pronto.

RESULTADO:

Background

O que é background:
Background, são imagens que usamos como plano de fundo para qualquer tipo de montagem no qual seja necessário.

Como baixar e instalar:
Antes de tudo, crie uma pasta para receber os seus backgrounds, lembre-se de deixar seus materiais sempre organizados {clique aqui para ler um tutorial sobre como organizar seus materiais}. Os backgrounds podem ser encontrados tanto individuais como em pacotes zipados.
No caso dos pacote zipados, após o download, dezipe-os {clique aqui caso não saiba dezipar arquivos} e coloque todos os backgrounds obtidos na pasta que você criou para eles. Já os backgrounds encontrados individualmente, exigem um processo é bem mais simples, é só salvá-los na pasta que você criou para eles.

Como usá-los:
O1. Abra o seu PhotoScape e clique em "Editor".
O2. Mude para a ala "Objeto" e abra o background desejado.
O3. Agora é só aplicar sobre ele tudo o que você desejar: PNGs, brushes, texturas de luz e etc.

Magic Art

O que é Magic Art:
Magic Art é um tipo de brush estiloso, realista e de cores muito vivas. São usados em blends com o intuito de dar vida a eles.

Como baixar e instalar:
Os Magic Arts geralmente são encontrados individualmente, então você deve salvá-los como uma imagem comum. Você pode colocá-los onde você quiser, mas recomendo que matenha seus materiais sempre organizados {clique aqui para ler uma tutorial sobre como organizar seus materiais}.

Como usar:
O1. Abra o seu PhotoScape, clique em "Editor" e mude para a ala "Objeto".
O2. Abra uma imagem, clique em "Fotografia > Foto..", navegue até a pasta onde você pôs os Magic Arts, selecione um de seu gosto e dê "OK". Se quiser adicionar mais de um magicart, e só fazer este mesmo processo novamente abrindo outro Magic Art.
O3. Ajuste-o {os} a sua imagem, ao terminar clique em "Foto+Objetos", marque a opção "Combine sua foto com objeto" e dê "OK".
O4. Pronto.

RESULTADO:

PNGs e PSDs

O que são:
São imagem com o fundo transparente, ou seja, sem fundo. São usadas para fazer montagens em geral.

Como baixar e instalar:
Você pode baixá-los individualmente, é só abrir a imagem, clicar com botão direito do mouse e ir em Salvar imagem como... {ou outro nome parecido com este}. Salve-os em qualquer pasta de seu computador, mas recomendo que sempre se tenha organização. {Leia essa postagem}.

Onde encontrá-los:
Existem vários sites que disponibilizam PSDs e PNGs. Deixarei alguns desses site aqui:

Você clique sobre o artista que desejar e uma página irá se abrir com as fotos, pegue as que quiser e salvar.
Funciona da mesma forma do site acima, clique no artista desejado, escolha a foto e salve.
Este site como o nome já diz, só tem PSDs, navegue nele e procure o PSDs que quiser, veja as categoria no Menu.
Tem alguns PNGs, clique no que quiser e salve.

Como usá-los:
O1. Abra seu PhotoScape, clique em Editor e mude para a ala Objeto.
O2. Abra o plano e fundo no qual você deseja colocar o{s} PNGs.
O3. Clique em Fotografia {a montanha com o sol :D} > Foto... e abra o PNGs que você quer usar. Ajuste-o ao Plano de fundo, enfeite como quiser e pronto. Abra quantos desejar.

RESULTADO:

Texturas

O que são texturas:
Texturas são imagens que transformam a aparência da superfície de uma foto. Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou superfície sentimos se a sua pele é lisa, rugosa, macia, áspera ou ondulada. Resumindo, este tipo de textura, trabalha com a texturização da imagem.

Como baixar e instalar:
As texturas podem ser encontradas individualmente ou em pacotes zipados. No caso das que estão zipadas, após o termino do download você deve dezipá-los {clique aqui caso não saiba dezipar arquivos} antes de instalar. Os que não estão zipados, você só precisa baixar e instalar. Para instalar siga o seguinte procedimento:
× Vá em "Iniciar > Meu computador > Disco local > Arquivos de programas > PhotoScape > texture > paper" e coloque todas as suas texturas dentro desta pasta.

Como usar:
O1. Abra seu PhotoScape, clique em "Editor" e fique na ala 'Início".
O2. Abra uma foto, e vá em: "Filtro > Textura". Do lado direito aparecerá uma relação com todas as texturas que você instalou, escolha uma clicando sobre o nome dela.
O3. Pronto.

RESULTADO:

Scrapbook Digital

O que é Scrapbook Digital:
Scrapbook Digital é um estilo de edição decorativo e realista, muito utilizada para criar albúns de fámília, convites de aniversários, casamentos, chá de panela..., agendas, marcadores de livro, lembrancinhas e tudo que sua imaginação permitir. Também é conhecido como Backart ou Digiscrap.
Os materiais vêm em kits, esses kits geralmente são compostos por papéis decorativos e coloridos, fitas, botões, linhas, adesivos, rendas, pinturas, etiquetas, colagens, entre outros itens. O mais importante ao trabalhar com Scrapbook é deixar sua imaginação fluir, vá enfeitando, montando, ajustando...

Como usar:
O1. Abra o PhotoScape, clique em "Editor", vá para a ala "Objeto".
O2. Abra um Plano de fundo do kit que você baixou.
O3. Vá em "Fotografia > Foto..." e abra a primeira foto que você quer usar {recomendo que se use de duas à quatro fotos}, logo depois de abrir a primeira foto, vá novamente em "Fotografia > Foto...", e procure no seu kit uma moldura, abra a moldura e ajuste-a do melhar forma que puder à sua foto, se você prefirir que a foto não tenha moldura, abra todas as fotos uma depois da outra, se quiser por a moldura, vá fazendo a sequência: foto, moldura, foto, moldura... até que todas as fotos estejam emolduradas.
O4. Agora vamos aos enfeites. Clique em "Fotografia > Foto..." e abra de um por um todos os enfeites do kit, que você quer usar... Coloque-os onde voce quiser, use a imaginação... Alguns kits já vem com letras enfeitadas combinando com os materiais, você pode usá-las da mesma maneira que se usa as Fontarts.
O5. Salve o seu Scrapbook no formato PNG se for usá-lo em um albúm web, se for imprimi-lo salve no formato BMP.
O6. Pronto.

Stickers

O que são stickers:
São brushes, agrupados em categorias como uma cartela de adesivos.

Como baixar e instalar:
Antes de tudo, você deve separar em seu computador, uma pasta para os stickers {Leia este tutorial}. Coloque todos os stickers que você baixar, nesta pasta que você reservou para eles.

Como usar:
O1. Abra seu PhotoScape, clique em "Divisor".
O2. Clique em "Adicionar", navegue até a pasta em que você salvou seus stickers, selecione o que você deseja recortar e dê "OK".
O3. Você verá duas abas na parte inferior direita, uma se chama "Largura, Altura" e a outra "Col, Lin", você deve ficar na que se chama "Col. Lin".
O4. Conte quanto brushes tem na horizontal, e digite este valor em "Colunas".
O5. Conte quanto brushes tem na Vertical, e digite este valor em "Filas".
O6. Agora clique em "Divisão", deixe tudo como está e clique novamente em "Divisão" e feche o programa.
O7. Abra Meus Documentos e vá até a pasta na qual você salvou os stickers, e verifique se lá dentro agora tem uma nova pasta chamada "output", com os brushes já recortados,
O8. Se estiver tudo certo, você já pode usá-los normalmente no PhotoScape como brushes.

Animações

O que é Animação:
São imagens sequenciais no formato PNG, que quando colocadas corretamente em uma fotografia tornam-se animadas. Geralmente são usadas para fazer cartões digitais, mas você usar da maneira que sua imaginação mandar.

Baixando e instalando:
Antes de tudo você deve criar uma pasta em seu computador para receber as Animações, lembre-se de manter seus materiais sempre organizados {clique aqui para ler um tutorial sobre como organizar os seus materiais}. As Animações geralmente virão zipadas, você deve dezipa-las {clique aqui caso não saiba dezipar arquivos} para poder utilizar. Após dezipá-las, coloque-as na pasta que você criou para elas.

Como usar:
O1. Abra o PhotoScape, clique em "Editor" e mude para a ala "Objeto".
O2. Abra a imagem na qual você deseja aplicar a animação e clique em "Fotografia > Foto". Vá até a pasta onde está a animação que você deseja usar e abra a primeira das imagens que deve se chamar "01".
O3. Ao abrir a imagem, você verá uma janela chamada "Foto". Você deve ajustar o objeto à foto atravéz desta janela, em "Anchor", você verá duas coordenadas, X e Y, X indica a localização do objeto na horizontal e Y na vertical. Ajuste a numeração, até obter a localização desejada na foto, agora escreva em um bloco de notas ou no Word a numeração que você colocou em X e Y e dê "OK".
O4. Tecle "Ctrl+C" para copiar sua foto para o clipboard, e mude para a ala superior "Animação Gif". Na tela no "Animação Gif", clique em "Adicionar > Adicione uma foto da prancheta" e volte para a ala superior "Editor".
O5. Delete o objeto que está na imagem, clicando no símbolo "X" que está do lado direito dele. Clique em "Fotografia > Foto" e abra a segunda das imagens que deve se chamar "02". Ao abrir a imagem, você verá uma janela chamada "Foto", digite em "Anchor" nas coordenadas X e Y, os valores que você escreveu no bloco de notas anteriormente e dê "OK". Tecle "Ctrl+C" para copiar sua foto para o clipboard, e mude para a ala superior "Animação Gif". Na tela no "Animação Gif", clique em "Adicionar > Adicione uma foto da prancheta".
O6. Repita o processo acima {O5}, até abrir todas as imagens da sua Animação. Lembre-se que você tem que voltar sempre para a tela "Editor", quando for trocar a imagem da animação que você deve abrir sempre a imagem seguinte, após abrir a 02, abra a 03, após a 03 a 04... E assim sucessivamente.
O7. Na tela do "Animação Gif", vamos fazer os ajustes finais. Clique em "Alterar Tempo", e digite o valor que quiser ou o valor mais apropriado para sua animação em "Tempo de exibição", note que 10 equivale a 1 segundo, 50 equivale a 5 segundos, 1000 equivale a 10 segundos, e assim sucessivamente.
Para tudo sair certo, você deve usar o efeito de transição, é só ir em "Mudar efeito > Efeito de transição" e deixar marcada a opção "Papel Completo", ou "Imagem Completa".
O8. Pronto, agora é só salvar!

RESULTADO:

Cliparts

O que são Cliparts:
Cliparts são tipos de brush. Os cliparts se diferenciam dos brushes comuns por serem mais coloridos e enfeitados. Além disso, os cliparts são encontrados no formato .GIF e não .PNG como os outros brushes.

Como instalar e usar:
Antes de tudo, você deve separar em seu computador, uma pasta para os cliparts {Leia este tutorial}. Coloque todos os cliparts que você baixar, nesta pasta que você reservou para eles.
Agora vamos aprender a usá-los no PhotoScape:
O1. Abra o seu PhotoScape, clique em "Editor" e mude para a ala "Objeto".
O2. Abra uma imagem e clique em:
× Fotografia > Foto...
Navegue até a sua pasta de cliparts, selecione o clipart desejado, e dê "OK".
O3. Agora é só ajustar o clipart a sua imagem e pronto.

Dica:
Por estarem no formato .GIF, os cliparts não possuem uma qualidade muito boa, mas é exatamente isso que faz a diferença neles, os seus pixeis bem marcados. Então, recomendo que na hora de usá-los, não aumente, nem diminua o tamanho deles.

Todos os créditos a PhotoScape Edições

GIF Animado

O que é GIF animado:
GIF animado é o termo dado às animações formadas por várias imagens GIF unidas numa só. No PhotoScape, podemos criar um GIF animado atrávez da tela "Animação Gif". Vamos aprender a usá-la:

Como funciona:
× Para chegar até a tela "Animação Gif", abra seu PhotoScape e clique em "Animação Gif".

× Para adiconar uma imagem clique em "Adicionar > Adicione uma foto" ou tecle "Insert". Para adicionar várias imagens de uma só vez, mantenha pressionada a tecla "Ctrl" enquanto você clica nas imagens que desejar. Em seguida dê "OK".
× Você verá um painel na parte superior da tela com a miniatura das imagens que você abriu, lá você pode arrastar as imagens para organizar o ordem em que elas irão aparecer, além mudar o efeito e o tempo da animação individualmente.

× Agora clique em "Ajustar Tempo", irá aparecer uma janelinha onde você pode alterar o tempo modificando a numeração. Note que 10 equivale a 1 segundo, 50 equivale a 5 segundos, 1000 equivale a 10 segundos, e assim sucessivamente.
× A ferramenta "Mudar Efeito", serve pra você escolher a maneira de como ocorrerá a mudança de uma foto para outra, teste todos os efeitos de transições e veja o resultado obtido.
× Para aumentar ou diminuir o tamanho do seu GIF, use a ferramenta "Reajustar Proporção", além de ser a mais simples é a melhor, pois ela não distorcer as proporções imagens, e você só precisa arrastar a setinha atá obter o tamanho desejado. Note que quando você move a setinha o novo tamanho de seu GIF aparece ao lado do nome "Canvas".

× Você pode clicar no botão "Prévia no navegador web" se desejar ver como sua imagem ficará na internet.
× Para salvar seu GIF, clique em "Salvar" ou tecle "Ctrl+S".

MEU RESULTADO:


Alguma dicas:
× É recomendável que você separe as imagens que você irá usar para criar o GIF, coloque-as em uma pasta reservada, isso facilitará muito seu trabalho.
× É muito importante que as imagens tenham o mesmo tamanho uma das outras. Por exemplo, se a primeira imagem que você irá usar tem 400 de altura e 300 de largura, a segunda e as demais devem ter exatamente este mesmo tamanho, do contrário, as imagens do seu GIF podem ficar com os pixéis esticados ou com pedaço coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário