quarta-feira, 2 de junho de 2010

× Criando e Editando Materiais

Criando um PNG

Antes de criar um PNG, recomendo que você leia este tutorial, pois atravéz dele você poderá entender melhor o que são PNGs, qual sua finalidade e como usá-los.
Para retirar o fundo das fotos e assim criar um PNG, é necessário ter instalado em seu computador os programas Paint e GIF Movie Gear. O programa Paint vem incluso no sistema operacional Windows, mas será necessário baixar e instalar o GIF Movie Gear, clique aqui.

Parte I - Pintando o fundo
O1. Abra o Paint {Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Paint}. Clique em "Arquivo > Abrir..." e abra uma foto. Eu usei esta foto:

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA.
O2. Vá em "Cores > Editar cores..." e escolha uma cor qualquer. Recomendo qualquer uma das seguintes cores:

O3. Selecione a ferramenta "Lente de aumento" e dê um clique na imagem, isso te ajudará a contorná-la melhor. Agora selecione a ferramenta "Polígono" e clique na terceira caixinha. Veja o print:

Agora cortorne toda a área que você deseja remover da foto. Preste bem atenção nesta parte, você deve contorna a área que você deseja remover, pois é ela quem deve ficar colorida quando você terminar. Para entender melhor, assista a este vídeo.
O4. Ao terminar, clique em "Editar > Selecionar tudo" {Atalho: Ctrl+A} e logo em seguida, clique em "Editar > Copiar" {Atalho: Ctrl+C}. Agora pode fechar o Paint, não precisa salvar a imagem.

Parte II - Retirando o fundo
O1. Abra o GIF Movie Gear {Iniciar > Todos os programas > GIF Movie Gear > GIF Movie Gear}. Clique em "Edit > Paste" {Atalho: Ctrl+V}.
O2. Clique no botão "Pick Transparency Color". Uma janela chamada "Pick Transparency Index" irá aparecer. Clique com o conta-gotas no fundo da foto, no fundo que você coloriu, e dê "OK".
O3. Vá em "File > Save as..." e salve a imagem no formato PNG.
O4. Seu PNG está pronto para ser usado!
***A qualidade da imagem é reduzida ao utilizar o programa GIF Movie Gear, mas dependendo da imagem, um simples efeito boneca resolve.

RESULTADO:

MANIPULAÇÃO FEITA COM O PNG:


Criando Animações

Antes de criar e aplicar uma animação, recomendo que você leia este tutorial, pois atravéz dele você poderá entender melhor o que são animações, qual sua finalidade e como usá-las. É necessário também, ter instalado em seu computador o programa GIF Movie Gear, se não o tem, clique aqui. Não tente fazer este tutorial até ter certeza que já sabe pelo menos o necessário sobre as animações. Vamos ao tutorial:

O1. Antes de tudo, você precisará de um GIF animado para criar a sua animação. Eu sugiro que procure nos sites Magia Gifs, Reino dos Gifs ou no Gifmania. Chegando no site escolhido, procure por um ou mais GIFs animados de sua preferência e salve-os numa pasta fácil de encontar em seu computador.
O2. Abra o programa GIF Movie Gear {Iniciar > Todos os Programas > GIF Movie Gear > GIF Movie Gear}. Clique no botão "Insert Frames", ou vá em "File > Insert Frames" e abra o GIF que você salvou anteriormente.
O3. Nem todos os GIF animado, servem para fazer uma animação, veja os prints abaixo:



CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS.
O primeiro dos tipos não dá pra você fazer uma animação, o segundo geralmente também não, porém se a imagem na qual que você deseja aplicá-lo tiver a mesma cor que o fundo dele, nesse caso branco, você poderá utilizá-lo normalmente. E o terceiro serve concerteza, pois possui o fundo transparente e não é como o primeiro, como se pode ver claramente no print.
O4. Após ter verificado se o seu GIF serve para fazer a animação, clique em "File > Save As..." e ajuste desta forma:

Eu recomendo que você crie uma pasta para cada animação, assim fica mais fácil para utilizar e mais organizado. Antes de salvar, é só clicar no botão "Criar uma nova pasta", digitar um nome para sua pasta, abri-la e salvar a animação dentro dela.
O5. Pronto, você acabou de criar uma animação. Agora é só aplicá-la em uma imagem da forma que você aprendeu.

MEU RESULTADO:


Criando um Brush Estilo Limiar

Para realizar este tutorial é necessário ter instalado em seu computador o programa GIF Movie Gear. Caso não o tenha, clique aqui.

Parte I:
O1. Abra o PhotoScape, clique em "Editor" e permaneça na ala "Início".
O2. Abra uma foto e clique no botão "Limiar", ou vá em "Brilho, cor > Limiar".
O3. O PhotoScape irá configurar automaticamente o valor do "Limiar" de acordo com a sua foto, mas você pode mudá-lo se desejar. Escolha a cor que você quiser e em seguida dê "OK".
O4. Tecle "Ctrl+C" para copiar sua foto para o clipboard e feche o PhotoScape. Não precisa salvar a imagem.

Parte II:
O1. Abra o GIF Movie Gear {Iniciar > Todos os Programas > GIF Movie Gear > GIF Movie Gear}.
O2. Clique em "Edit > Paste" ou tecle "Ctrl+V".
O3. Clique no botão "Pick Transpareny Color", na janelinha que abrirá, dê um clique com o conta-gotas na cor branca e em seguida dê "OK".
O4. Agora vá em "File > Save As..." e salve a imagem onde você quiser no formato PNG.
O5. Você acabou de criar o brush, agora você pode aplicá-lo em qualquer imagem de sua preferência.

Parte III:
O1. Abra o PhotoScape, clique em editor e mude para a ala "Objeto".
O2. Abra a imagem na qual você deseja aplicar o brush, clique em "Fotografia > Foto...", procure por ele e abra-o.
O3. Ajuste tudo da forma que você quiser em seguida clique em "Foto+Objetos", marque a opção "Combine sua foto com objetos" e dê "OK". Se for necessário, mude para a ala "Cortar" e recorte as partes do plano de fundo que ficaram para fora. Se desejar, você pode aplicar efeitos e outros recursos.
O4. Pronto.

MEU RESULTADO:


Modificando Fios de Luz

Neste tutorial você aprenderá a modificar a cor dos seus fios de luz. Assim você poderá usar o modelo do fio de luz que escolher, com a cor que você quiser!

O1. Abra o PhotoScape, clique em "Editor" e fique na ala "Início".
O2. Você verá um painel no lado esquerdo do programa, com as pastas do seu computador. Vá até a pasta onde você colocou os seus fios de luz e clique no fio de luz que você deseja modificar.
O3. Agora, clique em: "Brilho, cor > Colorir" e ajuste assim:

Se desejar obter cores mais fracas, cores mates, é só diminuir o valor da "Saturação". Com tudo já ajustado, dê OK.
O3. Pronto, salve seu novo fio de luz no formato PNG.

RESULTADO:


Criando Curvas

Antes de criar uma curva, recomendo que você leia este tutorial, pois atravéz dele você poderá entender melhor o que são curvas, qual a finalidade delas e como usá-las. Não tente fazer este tutorial até ter certeza que já sabe pelo menos o necessário sobre as curvas. Vamos ao tutorial:

O1. Abra o PhotoScape, clique em "Editor" e permaneça na ala "Início".
O2. Abra uma foto e clique em "Brilho, cor > Curva de cor". Você verá uma janela semelhante a esta:
Repare nos 3 quadrinhos na parte inferior da janela, eles ativam/desativam o canal de cor correspondente. Por exemplo, se você desmarcar o quadrinho do vermelho e do verde, só o canal azul ficará ativo e todos os movimentos que você fizer na linha, só irão alterar o canal de cor azul da imagem.
O3. Escolha um canal de cor, deixe o quadrinho correpondente a ele marcado e desmarque os outros dois. Se desejar, você pode fazer o contrário também, deixar dois quadrinhos marcador e um desmarcado, com isso as cores irão se misturar. Por exemplo, se você deixar o canal de cor azul e o vermelho ativos, você irá editar o canal de cor roxo da imagem.
O4. Note que a linha do meio estará da cor do canal que você escolheu, mova a linha para a direção que quiser, faça testes e veja o que é melhor para sua foto e para o resultado que você pretende obter.
O5. Se você ainda não está satisfeito com o efeito da sua curva, você pode mudar para outro canal de cor. É só desmarcar o quadrinho da cor que você acabou de editar, marcar o de outra e fazer a mesma coisa que você fez anteriormente, mover a linha para a direção que é mais agradável para sua foto.
O6. Você ainda pode editar o outro canal de cor se desejar.
O7. Pronto. Você terminou de editar os canais de cores da sua imagem. Você agora pode editar o canal de saturação e o de luminância. É só clicar na aba correspondente e mover a linha para a direção que é mais agradável para sua foto. O canal de saturação aumenta/diminui a intensidade das cores e o de luminância aumenta/diminui o brilho, a claridade da sua foto.
O8. Quando estiver bom ao seu gosto, é hora de salvar a curva para mais tarde você poder aplicá-la em outra fotografia. Clique em "Salvar (Curva)", abra a pastinha "preset", escolha um nome pra sua curva e clique em "Salvar".
O9. Você acabou de criar uma curva. Agora para aplicar o efeito e só dar "OK".
1O. Pronto.

RESULTADO:


Nenhum comentário:

Postar um comentário